De acordo com o Bloco 2 do programa do 1º C.E.B, na área programática de Estudo do Meio- À descoberta dos outros e das Instituições, o conto intitulado de "Revolução" poderia ser utilizado como motivação inicial para introduzir o tema "25 de Abril". Através deste, os alunos identificariam elementos relativos à história de Portugal, conheciam personagens relevantes do passado nacional.
Introduzimos, neste blogue, alguns contos que permitem que o aluno conheça o ambiente natural que o cerca (Bloco 3 - À descoberta do ambiente natural). Através de contos como "Lenda da Serra da Estrela" e "Lenda dos três rios", os alunos identificariam a maior elevação de Portugal Continental assim como reconheceriam os maiores rios de Portugal.
Existem ainda, exercícios de compreensão do texto nos seguintes contos: "O azeiteiro e o burro", "Revolução", "Singularidades de uma rapariga loura".
Em todos estes contos, o professor pode pedir aos alunos, em termos de compreensão oral e escrita, a participação em grupo na elaboração de histórias baseadas em contos lidos, a identificação das personagens intervenientes, a recolha de mais produções do património oral (lengalengas, contos, lendas...), o registo desse mesmo património para o conservar e transmitir, pode eventualmente pedir aos alunos para completar ou inventar enlaces diferentes para um mesmo conto. Com a recolha de textos, contos, lengalengas os alunos poderão elaborar uma pequena mediateca.
Alguns contos, abordam ainda temas relacionados com a fauna e flora, sendo este um conteúdo programático importante, os alunos terão a oportunidade de identificar elementos básicos do meio físico envolvente, outros abordam temas diversos que despertam a atenção e desenvolvem a imaginação das crianças. Algumas histórias podem ser também dramatizadas.
Importa salientar que, através das actividades apresentadas, as crianças aprendem de uma forma lúdica, utilizando a leitura com finalidades diversas (prazer e divertimento, fonte de informação, de aprendizagem e enriquecimento da língua).
Introduzimos, neste blogue, alguns contos que permitem que o aluno conheça o ambiente natural que o cerca (Bloco 3 - À descoberta do ambiente natural). Através de contos como "Lenda da Serra da Estrela" e "Lenda dos três rios", os alunos identificariam a maior elevação de Portugal Continental assim como reconheceriam os maiores rios de Portugal.
Existem ainda, exercícios de compreensão do texto nos seguintes contos: "O azeiteiro e o burro", "Revolução", "Singularidades de uma rapariga loura".
Em todos estes contos, o professor pode pedir aos alunos, em termos de compreensão oral e escrita, a participação em grupo na elaboração de histórias baseadas em contos lidos, a identificação das personagens intervenientes, a recolha de mais produções do património oral (lengalengas, contos, lendas...), o registo desse mesmo património para o conservar e transmitir, pode eventualmente pedir aos alunos para completar ou inventar enlaces diferentes para um mesmo conto. Com a recolha de textos, contos, lengalengas os alunos poderão elaborar uma pequena mediateca.
Alguns contos, abordam ainda temas relacionados com a fauna e flora, sendo este um conteúdo programático importante, os alunos terão a oportunidade de identificar elementos básicos do meio físico envolvente, outros abordam temas diversos que despertam a atenção e desenvolvem a imaginação das crianças. Algumas histórias podem ser também dramatizadas.
Importa salientar que, através das actividades apresentadas, as crianças aprendem de uma forma lúdica, utilizando a leitura com finalidades diversas (prazer e divertimento, fonte de informação, de aprendizagem e enriquecimento da língua).
Marta Pereira
Cristina Marques
Cristina Marques
Sem comentários:
Enviar um comentário